Segundo os agentes, os golpistas iniciam conversas se passando por empresas ou atendentes de instituições conhecidas
A Polícia Civil de Engenheiro Beltrão no PR emitiu um alerta nesta semana aos moradores do município e da região a respeito de um crime de invasão de dispositivo móvel que constantemente vem sendo aplicado por criminosos.
As pessoas precisam ficar atentas para não serem enganadas e evitar que levem prejuízos, seguindo algumas dicas para se protegerem.
Entre as orientações de proteção da Polícia Civil, estão a ativação da autenticação com duas etapas em todos os dispositivos e aplicativos, nunca informar códigos ou senhas a ninguém em conversas virtuais, independentemente da justificativa apresentada, e estar sempre atento a mensagens ou ligações suspeitas.
Segundo os agentes, os golpistas iniciam conversas se passando por empresas ou atendentes de instituições conhecidas, utilizando métodos persuasivos para convencer as vítimas a informarem códigos e senhas enviados para seus dispositivos.
Em seguida, os criminosos acessam aplicativos, como WhatsApp, e contas de e-mail, por exemplo.
A partir disso, eles têm acesso total aos dispositivos das pessoas e passam a usar os contatos das vítimas para solicitar vantagens financeiras ou outros benefícios.
Sempre que tiver dúvidas ou desconfiança de que uma ligação ou mensagem recebida pode se tratar de um golpe, a população pode entrar em contato com a Polícia Civil, pelo 197, a Polícia Militar, pelo 190, ou o Disque Denúncia, pelo 181.
Fonte: Novo Cantu Notícias - www.novocantu.com.br
Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário