Cinco vigilantes foram condenados pelo espancamento e morte de um homem em situação de rua, de 45 anos, em Guarapuava - PR. O crime aconteceu em setembro de 2023.
Segundo a investigação, o homem não foi a única vítima do grupo, que também teria agredido outras pessoas em situação de rua e usuários de drogas.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, os suspeitos agiram por conta própria, sem ordens das empresas para as quais trabalhavam. As vítimas eram pessoas que frequentavam a região onde os vigilantes atuavam. De acordo com a polícia, os agressores praticavam os crimes em áreas sem câmeras de monitoramento, o que impossibilitou o registro em vídeo das agressões.
A vítima foi agredida no dia 25 de setembro de 2023 e chegou a ser levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
As condenações foram determinadas conforme a gravidade das participações individuais no crime. Dois dos vigilantes receberam a pena de 8 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão, além de multa de 61 dias-multa. Outro foi condenado a 6 anos, 8 meses e 9 dias de prisão. Um quarto também teve sentença de 8 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão, sem multa adicional. Já o quinto recebeu a pena mais leve, com reclusão de 1 ano, 5 meses e 15 dias.
Um dos condenados, foi preso preventivamente em 28 de março de 2024 e teve a pena parcialmente cumprida, com seis meses e três dias detraídos da pena final.
Os nomes dos envolvidos foram mantidos em sigilo por determinação da justiça (Com Redação Gazeta Guarapuava).
Em tempo: Os nomes e imagens dos envolvidos, não foram divulgados pelas autoridades com base na nova Lei de Abuso de Autoridade (LEI Nº 13.869/19), que entrou em vigor em 2019, impedindo que policiais divulguem nomes e as imagens de pessoas que ainda não foram condenados pelos crimes que estão sendo acusados.
Fonte: Tablóide Regional - www.tabloideregional.com.br
Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário