Simone Lozeckyi é coordenadora do gabinete de Rosângela e publicou em suas redes sociais uma falsa pesquisa eleitoral
A Justiça Eleitoral de Guarapuava - PR multou uma assessora da vereadora Rosângela Virmond (PL) — que é candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Denilson Baitala (PL), por propagação de fake news na internet.
Simone Lozeckyi é coordenadora do gabinete de Rosângela e publicou em suas redes sociais uma falsa pesquisa eleitoral.
A informação chegou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) do Paraná e, por isso, a Promotoria de Justiça da 43ª Zona Eleitoral de Guarapuava fez a denúncia.
Conforme o MP, Simone publicou em seu perfil do Instagram uma suposta pesquisa eleitoral que teria sido realizada hipoteticamente pela empresa Instituto Gerar, com a pergunta: “Qual seria o candidato a vice-prefeito mais preparado para administrar Guarapuava”.
O conteúdo indicava como resultado, segundo a denúncia, “a candidata Rosangela Virmond à frente, com porcentagem de 47%, seguindo de Antônio Araújo, com 21%, Leila Pires, com 09%, e Janaina Neumann, com 06%”.
A suposta pesquisa eleitoral não apresentou cadastro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais, segundo investigação do MP.
Também não foram encontrados dados do suposto Instituto Gerar, que constatem a existência da empresa, bem como que seja uma entidade que realiza pesquisas eleitorais.
Para o Ministério Público, a postagem de Simone, “além de ser uma falsa pesquisa eleitoral, não deixa de ser uma propaganda eleitoral modificada, com mensagem fake news, no intuito de convencer e iludir o eleitor”.
Em nota, a assessora da candidata a vice-prefeita disse que foi um mal-entendido e que não houve intenção de divulgar informação falsa ao postar o conteúdo (Com CentralR3).
Fonte: Novo Cantu Notícias - www.novocantu.com.br
Postagem da Redação do Site Panorama Regional - www.panoramaregional.net.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário