A partir de atuação do Ministério Público do Paraná, foi inaugurado na última quinta-feira, 25 de janeiro, o canil municipal de Três Barras do Paraná, no Oeste do estado, com capacidade inicial para abrigar 40 animais que estavam abandonados em uma propriedade rural no Município.
A construção do canil foi feita após intervenção do MPPR, por meio da Promotoria de Justiça de Catanduvas, sede da comarca, com o objetivo de estimular o controle de zoonoses.
Inicialmente, a Promotoria emitiu uma recomendação administrativa, que não foi atendida, razão pela qual foi ajuizada em seguida uma ação civil pública.
O Judiciário atendeu os pedidos do MPPR na ação e determinou a construção do local – liminarmente, fixou uma multa diária de R$ 700 (até o montante máximo de R$ 750 mil) caso o canil não fosse construído no prazo estabelecido.
Os cães que estavam abandonados na propriedade rural foram retirados e acompanhados até o novo canil pela equipe local da Vigilância Sanitária, servidores públicos, vereadoras, membros da Associação de Proteção aos Animais e agentes da Polícia Militar.
Os animais recolhidos serão castrados e passarão por avaliação veterinária, recebendo todos os cuidados necessários.
Processo: 0001352-68.2023.8.16.0065.
Em tempo: Infelizmente nossos administradores só tomam providências com relação à animais de rua (cães e gatos abandonados) quando são acionados pelo MP ou Justiça.
O problema de animais abandonados não é somente em Roncador, Iretama e região, mas em todo Brasil e em todo o Mundo.
Em esfera mundial apenas a Holanda não tem mais animais abandonados pelas sua ruas, ela conseguiu erradicar este problema.
Você administrador, este é o último ano de seu mandato, temos eleições municipais em 2024, faça alguma coisa ainda.
E inclua também no seu próximo Plano de Governo (se você for para a reeleição) e os novos candidatos também, um projeto com relação a resolver a situação dos animais abandonados, os animais agradecem e a população mais ainda (jornalista Claudinei Prado).
Fonte: Assessoria de Comunicação - Ministério Público do Paraná - MPPR.
Fotos: Divulgação.
Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário