Por Roberto Ravagnani
Creio que o título chamou a sua atenção. Agora vou trabalhar para manter você aqui até o final da leitura. O trabalho voluntário você deveria saber, é uma atividade não remunerada da qual você pode participar de uma organização sem fins lucrativos ou de uma atividade isolada, como indivíduo.
Mas como talvez você não saiba, vou te contar que o trabalho voluntário pode oferecer muitos benefícios, além dos sociais, esperado, mas profissionais, como ainda poucos sabem, e ainda outros, como fazer novos amigos (network), desenvolver suas habilidades (Skills), criar senso de comunidade (engajamento), aumentar sua autoestima (, melhorar sua saúde mental e física e enriquecer seu currículo.
No entanto, o trabalho voluntário não é uma forma de emprego e não garante um salário ou uma remuneração. Algumas organizações e aqui é um cuidado que deve ser tomado, podem oferecer alguma forma de ajuda de custo (o que é errado, pois assim se cria um vínculo) ou reembolso de despesas (o que é permitido por lei quando se fizer necessário) para os voluntários, mas isso depende da política e do orçamento de cada instituição.
Um caso específico de trabalho voluntário é o dos bombeiros voluntários (no Brasil ainda pouco explorado esta modalidade), que são pessoas que se dispõem a prestar serviços de prevenção e combate a incêndios e de socorro às vítimas de acidentes sem receber remuneração.
No Brasil, existem algumas corporações de bombeiros voluntários em alguns estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Esses bombeiros voluntários recebem treinamento adequado e podem atuar em conjunto com os bombeiros militares ou civis. No entanto, eles também não recebem um salário fixo pelo seu trabalho, mas podem receber algum benefício social das corporações ou das prefeituras.
Portanto, o salário de um voluntário não existe, de acordo com aquilo que conhecemos de salário, mas os imateriais ou não mensuráveis, esse existe e deve ser estimulado e demonstrado pelas OSCs bem como reconhecidos pelos voluntários, pois assim deixamos o lado racional nosso também satisfeito, além do emocional.
Se você está interessado em ser voluntário, você ja pode fazer seu cadastro na plataforma que será lançada em breve, com este pré cadastro você será informado sobre o que esta plataforma vai oferecer para interessados, voluntários, OSCs, empresas e universidades.
Participe da maior plataforma de voluntariado do Brasil e da américa latina. www.vol.org/plataforma
Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Consultor acreditado por Empresability . @roberto.ravagnani
Fonte: Roberto Ravagnani - Coluna Ser Voluntário
Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário