Ela tem apenas 30 centímetros do bico à cauda e pesa cerca de 220 gramas, mas seu canto pode chegar a 125 dB (decibéis) – frequência mais alta que a de uma britadeira. Estamos falando da Araponga-da-Amazônia, o pássaro com o canto mais alto já registrado no mundo.
A ave vive no topo de montanhas da Amazônia brasileira e, mesmo quem está a 15 quilômetros de distância, pode ouvi-la. A façanha é tão impressionante que o animal entrou para o Guinness Book como o canto mais alto entre os pássaros, em 2019.
Tudo, é claro, para impressionar as fêmeas. É sempre o pássaro macho que emite o canto mais alto durante o período de acasalamento.
Além disso, a Araponga-da-Amazônia emite dois tipos de som: um comum e outro mais raro. Este segundo costuma ser mais alto e é usado pelos machos quando uma fêmea está por perto.
Outro aspecto singular deste canto é que, quanto mais alto o som, mais curta a duração. A hipótese é que isso tenha a ver com a limitação do sistema respiratório das aves e sugere que elas estão no limite de sua capacidade de produção de som.
Ouça o canto da Araponga-da-Amazônia:
Características físicas
O reconhecimento do recorde veio depois de um estudo dos pesquisadores Mario Cohn-Haft e Jeffrey Podos, que realizam expedições sobre a fauna nas serras e montanhas isoladas da Amazônia.
Em uma das viagens, Cohn-Haft percebeu que a Araponga-da-Amazônia tem características anatômicas diferentes de outras espécies, como músculos e costelas abdominais mais grossas, o que é incomum entre as aves.
Segundo o estudo, a ave emite um som mais alto que o berro do macaco guariba, também conhecido como bugio-ruivo. Isso é no mínimo curioso, pois o mamífero pode pesar até 6,2 quilos – muito mais que as 200 gramas da Araponga.
Fontes: Gizmodo / Anda - Agência de Notícias dos Direitos dos Animais - www.anda.jor.br
Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário