O Paraná conquistou em 2021 a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, resultado de uma luta de mais de 50 anos do Governo do Estado e do setor produtivo.
Com este status sanitário, a estratégia da vacinação no Paraná foi substituída pela atualização do rebanho. Assim, uma vez por ano, nos meses de maio e junho, o produtor deve declarar a quantidade de animais na propriedade. Isso possibilita uma ação rápida nos casos de suspeita inicial de doenças nos animais.
Entretanto, faltando em torno de 10 dias para encerrar o prazo de atualização do rebanho paranaense em 2022, o balanço parcial desta segunda-feira (20) aponta que apenas 58,40% do rebanho foi atualizado no PR.
Em função do baixo desempenho da campanha, solicitamos o apoio na divulgação da CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DOS REBANHOS 2022, que se encerra em 30 de junho.
A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda. Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).
Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) e também presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município (prefeituras). A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação.
O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho
Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail, etc.), o telefone para contato é (41) 3200-5007.
Antecipadamente agradecemos o apoio na divulgação da campanha e na orientação aos produtores rurais.
ATENÇÃO: O índice de atualização do rebanho de nosso município é hoje de 60,17%.
Vamos aumentar o nosso percentual, faça sua parte produtor rural.
Fonte: ADAPAR - Governo do Estado do Paraná
Postado pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário