Total de pessoas afetadas pelo conflito é crescente
Por Karine Melo * - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Para socorrer famílias que fogem dos ataques russos na Ucrânia, as Nações Unidas lançam nesta terça-feira (1) dois apelos humanitários coordenados. Segundo o secretário-geral, Antônio Guterres, um dos apelos tem como meta angariar fundos para ajudar a população que continua na Ucrânia e o outro busca o atendimento das necessidades dos que procuram refúgio em nações da região.
Guterres lembrou que a ONU já repassou US$ 20 milhões do seu Fundo Central de Resposta a Emergências para a ampliação dos trabalhos humanitários. Segundo explicou, a comunidade internacional precisa se mobilizar para apoiar e financiar os apelos. Ele lembrou que o número de pessoas afetadas pela guerra continuará subindo. Os recursos servirão para que as agências humanitárias consigam “tratar todas as necessidades dos deslocados pela crise”.
Hospitais atacados
Catherine Russell, diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), disse que a agência está recebendo relatos de “hospitais, escolas e instalações de água e saneamento” sob fogo na Ucrânia, com explosivos sendo lançados em áreas povoadas.
Segundo ela, há crianças entre os mortos e feridos, sendo que as sobreviventes estão traumatizadas pela onda de violência. Russell reforçou o apelo internacional para o fim de todas as operações militares na Ucrânia.
Assista o vídeo:
Em tempo: Vídeo incluído na matéria pelo jornalista Claudinei Prado, retirado de uma conta do Instagram da Ucrânia - odessa_pixel. Ataque de hoje de manhã na praça central de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia (vídeo gravado sem som).
Edição: Kleber Sampaio Fonte: Agência Brasil
Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado- MTPS 23.455/SP e IFJ 674
(c) O Hotel Avenida voltou, retornou as suas atividades. Agora sob nova direção, do Valdir de Maringá - PR, proprietário do HOTEL LEOSON naquela cidade. Venha fazer-nos uma visita!!!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário