O África Fashion Week London é o maior evento de moda da Europa que promove e estimula talentos e designers com inspiração africana. O AFWL foi fundado em 2011 pela Princesa Ronke Ademiluyi da Nigéria. O evento apesar de mostrar a África contemporânea, ela também é um resgate ancestral. Onde o principal objetivo está na valorização da cultura africana no mundo.
Para mim o continente africano é um lugar digno da realeza. Imponente, marcante e único. Quando pisei os meus pés pela primeira vez no berço da humanidade. Não tinha passado pela minha cabeça visualizar o passado. Mas sim, o presente.
Lówólówó ni báyìí! (yorubá)
O presente é agora!
O passado não se pode mudar. Foi quando eu olhei e descobri que o futuro sempre. Em uma das minhas entrevistas recentes entrevistei Linda Fernando de Moçambique. Onde conheci a história de uma rainha anônima na humanidade, a Rainha Achivánjila. E me perguntei: como assim!?
Porque esta mulher foi oculta na nossa história. O que existe de tão importante na sua trajetória que a humanidade não pode sequer conhecer ou saber. Como todas as histórias tem começo, meio e fim, eu fui em busca de uma história que seria contada no mundo fashion.
A história sendo contada na passarela do AFWL
A fashion design Mary Martin London em suas pesquisas resgatou uma parte desta história escondida em seus desenhos e estampas da sua coleção Hidden Queens. Onde Mary colocou rostos de rainhas negras por baixo de seus vestidos. Esta coleção levou o público ao delírio numa viagem de resgate ancestral. O primeiro desenho a ser apresentado retratava uma escrava, “na beira do rio”.
Mary buscou homenagear as rainhas africanas nas roupas brancas e disse: que começou a coleção com as escravas e depois entrou as rainhas e no final temos a morte das rainhas, porque as rainhas negras não são mais visíveis. Confesso que fiquei impressionada com tanta garra e força para trazer até o mundo fashion algo tão delicado e sofrido.
Este ano Mary Martin London não só resgatou a ancestralidade africana na passarela do AFWL 2021. Como foi a grande estrela desta edição especial. Mary Martin London trouxe para a passarela do AFWL a realeza do continente africano. A história foi contada na passarela para o mundo fashion.
O desfile foi mágico! Como, diz; Mary “Os modelos negros são agora a grande aristocracia reinante!”. Além das suas criações que são deslumbrante. Um luxo! O resultado desta coleção podemos ver nas escolhas das cores que refletem toda a realeza do continente africano.
Royal Colors.
O dourado resplandece nas rainhas a riqueza e o poder.
O preto – o mistério
O branco – a pureza e a delicadeza contida na elegância.
O vermelho – a força vital
O continente africano é tendência na indústria da moda há alguns anos. E Mary Martin London nos traz a sensação remota de que o continente africano sempre esteve dentro de nós.
“Eni tí kò íbi tí òún ti m´bò, kò lè mon íbi tí òún n´lo”. (yorubá)
Aquele que desconhece o seu passado e a sua origem dificilmente saberá definir aonde quer chegar.
Frase do livro Ojúran – O mistério revelado pelos ancestrais.
Veja o vídeo do desfile:
Em tempo: Mais uma semana, mais um domingo e principalmente mais um belo texto da Lana Oliveira. E agora num momento muito especial, falando do evento AFWL – África Fashion Week London 2021 e, mais especial ainda por estarmos no Mês da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro.
E você Lana faz a sua homenagem em comemoração ao Mês da Consciência Negra com uma visão mais futurista de acordo com os próprios africanos. E quando você diz que o continente africano para você é um lugar digno da realeza. Imponente, marcante e único. Eu digo mais, ele é mágico e misterioso também.
E a Mary trouxe tudo isso para a passarela do AFWL 2021 e, mais ainda, ela trouxe o antigo e o novo, a escravidão e a realeza. Ela trouxe a vida para o mundo fashion. E este mundo fashion está de parabéns, por ter pessoas especiais como Mary Martin London e Lana Oliveira.
E o Panorama Regional está feliz por fazer parte deste mundo fashion também. E ter como colunista de moda uma pessoa tão especial, maravilhosa e conhecedora deste assunto, Eliana Oliveira (Lana). Belo texto esta semana e, estamos na expectativa do próximo texto da semana que vem (Claudinei Prado).
Texto - Coluna Moda com Eliana Oliveira (Sempre aos domingos)
Postado pelo jornalista Claudinei Prado – MTPS 23.455SP e IFJ 674 BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário