Como resultado do projeto será lançado um livro, em 2020
Foi realizada na tarde desta quarta-feira (20/11), no auditório da Estação da Luz, em Campo Mourão, a cerimônia de entrega da premiação aos alunos de quatro escolas públicas locais que participaram do projeto “Caça ao Tesouro Literário”, idealizado e desenvolvido pela escritora mourãoense Prescila Francioli. A ação teve o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Prefeitura de Campo Mourão.
As atividades do projeto começaram a ser desenvolvidos no dia 5 de agosto último nas escolas municipais Monteiro Lobato (jardim Lar Paraná), Professor Domingos José de Souza (jardim Tropical I) e Mário Quintana (jardim Ione), bem como no Colégio estadual Oswaldo Cruz (jardim Lourdes). Atender a 100 alunos era a meta inicial, mas o projeto teve a participação de 161 estudantes.
Prêmios
Na cerimônia, após a entrega de medalha a todos os estudantes participantes, foram entregues troféus em quatro categorias: Melhor Ideia Central – Lívia da Cruz (Colégio Estadual Dr. Oswaldo Cruz); Melhor Mapa/Enigma – 1º lugar) Bruno Racezenki – Escola Municipal Domingos José de Souza; 2º lugar) Cristhian Gabriel dos Santos – Escola Municipal Mário de Miranda Quintana; Melhor Ideia de Capa – Silvia Eloise Avelino de Oliveira – Escola Municipal Monteiro Lobato.
Também foram entregues troféus aos três primeiros colocados na categoria Melhor Texto – 1º) Matheus de Almeida – Escola Municipal Mário de Miranda Quintana; 2º lugar ) Aline Aparecida da Silva dos Reis – Escola Municipal Monteiro Lobato; 3º lugar) Matheus Gustavao Martins Rodrigues – Escola Municipal Domingos José de Souza.
A premiação foi entregue por Prescila Francioli, pela secretaria especial da Cultura de Campo Mourão, Marley Formentini (que representou o prefeito Tauillo Tezelli); pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” e por diretores e professores das escolas que participaram do projeto. O evento teve ainda a presença dos odontólogos Hioanys Rodrigues Machado e da esposa Juliana de Oliveira Palo Machado (proprietários da Oral Máxima).
O projeto desenvolveu atividades de leitura, redação criativa e relatos orais Paralelamente, a ação estimulou a interação entre os alunos participantes, incentivou a criatividades e ajudou a combate a timidez dos jovens.
Para despertar o interesse dos estudantes, as atividades foram desenvolvidas a partir de desafios. Por exemplo, encontrar um “tesouro” preparado e escondido por Prescila Francioli nas instalações da escola. Encontrado o “tesouro”, as equipes recebiam atividades para desenvolver, com premiação ao final. As equipes eram contempladas com “agrados” durante os desenvolvimentos das atividades e o que não faltou foram manifestações espontâneas dos alunos envolvidos.
Os temas abordados pelos estudantes nas redações nortearão a história contatada no livro “O Mistério de Gaya”, que será lançado no próximo ano pela escritora Prescila Francioli. Será a última etapa do projeto “Caça ao Tesouro Literário”. Ela já tem dois livros lançados: “Retratos de Uma Vida” (Litteris Editora) e “Fogo e Chuva” (Editora Multifoco).
Fonte: Toninho Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário