Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

"Segunda ponte é a primeira de muitas parcerias com Itaipu", comemora Hussein Bakri

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), participou, na manhã desta quinta-feira (1º), da assinatura do convênio de construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, sobre o Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. A obra no valor de R$ 463 milhões terá início nas próximas semanas e será custeada integralmente por Itaipu. Já o Governo do Paraná vai ser o responsável pela gestão dos trabalhos, que devem durar três anos.

“Essa conquista é fruto de uma gestão técnica e eficiente de Itaipu e, também, do importante relacionamento do Paraná com o Governo Federal. O Estado vive um momento de unidade política, em que todas as forças estão convergindo para o mesmo caminho. Trata-se de uma obra que foge do lugar comum porque não tem uma série de travas e burocracias, tanto é que já vai ser iniciada. Isso vai permitir um desenvolvimento fantástico para a fronteira”, afirmou Hussein Bakri.

Deputado Hussein Bakri com o General Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu, e o governador Ratinho Júnior durante assinatura de convênio para a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai - Foto: Euclides Garcia
A assinatura do convênio pelo governador Ratinho Júnior (PSD) ocorreu no Palácio Iguaçu e contou com a presença do General Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu; e do General Luiz Felipe Carbonell, diretor de Coordenação da binacional e ex-secretário da Segurança Pública do Paraná. Pelo projeto, além da construção da ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, vizinha a Ciudad del Este, haverá acessos às duas aduanas que serão construídas e à BR-277 (Perimetral Leste).

No total, a obra, que tornará a região da fronteira o maior hub logístico da América do Sul, vai gerar 400 empregos para operários, engenheiros, entre outros. Esse estímulo ao desenvolvimento regional ainda vai fortalecer a integração com os países vizinhos, facilitar a logística de cargas e aliviar o trânsito. Isso porque a Ponte da Amizade, construída há 54 anos, será utilizada apenas pelo tráfego local entre Foz e Ciudad del Este e, ainda, para uso turístico, especialmente o de compras, uma das vocações da cidade paraguaia.

Parceria com Itaipu - Hussein Bakri destacou que a construção da segunda ponte é apenas a primeira de muitas parcerias entre Itaipu e o Governo do Estado. Já estão avançadas as tratativas para que a usina financie a duplicação dos 19 quilômetros da BR-469 (Rodovia das Cataratas), entre o Centro de Foz do Iguaçu e as Cataratas e também a ampliação da pista do Aeroporto, que permitirá a operação de voos de grande porte.

Além disso, a Secretaria da Segurança Pública está negociando com Itaipu para que a binacional custeie, em Foz, a reforma e ampliação dos prédios da Delegacia da Mulher e do Instituto de Identificação. Também deverão ser aplicados recursos para equipar o Colégio da Polícia Militar no município, que deve começar a funcionar no segundo semestre do ano que vem; para revitalizar a Delegacia de Combate à Corrupção; e para recuperar o prédio do refeitório do 14º Batalhão da Polícia Militar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot