Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 27 de agosto de 2019

“Caça ao Tesouro Literário” em quatro escolas de Campo Mourão - PR

“Meu riso é tão feliz com o Caça ao Tesouro Literário”, diz aluno participante

O projeto “Caça ao Tesouro Literário”, de autoria da escritora Prescila Francioli, está sendo desenvolvido em quatro estabelecimentos de ensino de Campo Mourão: Escola Municipal Monteiro Lobato (jardim Lar Paraná), Escola Municipal Professor Domingos José de Souza (jardim Tropical I), Escola Municipal Mário de Miranda Quintana (jardim Ione) e no Colégio Estadual Dr. Oswaldo Cruz (jardim Laura). Cento e sessenta e uma crianças participam do projeto que teve a maior pontuação entre os oito projetos contemplados este ano pela  Prefeitura Municipal/Fundação Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura.

   De acordo com as professoras que estão acompanhando o andamento do projeto, os alunos ficam contando as horas para o dia em que a escritora Prescila Francioli comparece as escolas para realizar as atividades do projeto. Entre as atividades desenvolvidas está caçar um tesouro que é cuidadosamente preparado pela idealizadora do projeto e escondido nas dependências do colégio. Ao encontrar o tesouro, cada equipe recebe uma atividade para desenvolver. Cada atividade faz parte da competição, com premiação ao final.

As equipes recebem “agrados” durante o desenvolvimento das atividades e as manifestações de alegria dos alunos são visíveis. Os professores afirmam que não seria estranho se algum aluno não se sentisse motivado a participar, mas todos têm se mostrado interessados e motivados.

Revelam ainda os professores que os resultados têm sido notáveis na interação uns com os outros e no perder da timidez, uma vez que os estudantes precisam explicar o resultado da atividade e a escritora não abre mão que todos falem sobre suas experiências em cada atividade. Também o desenvolvimento da leitura é excelente e todos têm que ler. A criatividade tem sido trabalhada a cada encontro e cada grupo recebe um tema para escrever, os quais servem de ideia para a escritora, que está utilizando das atividades desenvolvidas como itens de pesquisa para escrever um livro infanto juvenil.

“Os resultados positivos já são visíveis”, afirma Prescila Francioli. Um aluno nada receptivo, com o qual a escritora tentava conversar e ele evitava, na terceira atividade chamou-a para conversar e perguntou se ela podia ler o texto dele. Ao ler, a autora do projeto foi surpreendida com três páginas de excelente produção. O aluno disse para a escritora: “Quando você apareceu aqui eu não gostei muito, mas agora eu estou gostando demais de participar desse jogo literário e descobri que escrever é uma coisa que me faz muito feliz. Na verdade, meu riso é tão feliz com o caça ao tesouro literário”, afirmou o aluno antes inacessível.

A professora Édina Sacramento afirma: “Os alunos, além do aprendizado em leitura e escrita, estão gostando e se divertindo muito com cada dia de caça ao tesouro literário”. Já a professora Rozania Cristina G. Valença acentua: “Esse projeto é um divisor de águas na vida dessas crianças, porque eles estão aprendendo todo o processo de como se escreve um livro, desenvolvendo o gosto pela leitura e a criatividade para compor bons textos. As escolas precisam disso”, explicou.

Uma aluna que participa das atividades também falou sobre o projeto: “Cada dia é uma emoção diferente, porque além da adrenalina do caçar e não sabermos o que vamos encontrar na caçada, ainda tem a emoção de ler e escrever junto com a escritora. Eu amo isso e não vejo a hora dela (a autora do projeto) vir”.

Para a escritora, que planejava atender 100 alunos e abriu exceção para mais 61, porque várias escolas e professores até de outras cidades têm solicitado o projeto, é uma surpresa agradável. Francioli enfatiza que escrever o seu próximo livro tendo os futuros leitores como espelho é algo maravilhoso, uma vez que ela está ali, vendo a reação deles a cada palavra lida. E conforme a reação ela vai adaptando o texto, de acordo com as críticas e sugestões dos alunos. Isso está resultando num livro adequado para a idade deles e que agrada, tanto às meninas quanto aos meninos.

O sucesso do projeto se pode perceber tanto pela empolgação dos participantes, quanto nos olhos brilhantes da escritora ao contar suas experiências junto aos estudantes. As professoras que “vestiram a camisa” do projeto declaram que estão felizes por terem aceitado fazer parte da ação. O projeto é dinâmico, educativo, motivador e os alunos estão se divertindo muito a cada dia que a escritora realiza as atividades do projeto Caça ao Tesouro Literário.

Estas são as professoras que aderiram ao projeto: Rozania, Cristina G. Valença, Andréa de Fátima Maciel, Maria José B. Guirro, Débora Duarte Ramos, Maria S.S. Pasquine, Edina do Sacramento e Sandra Martins Alves Gonçalves. Trata-se de um projeto inédito na área da literatura e além deles se divertirem, os alunos estão recebendo ensinamentos de escrita criativa. 

Toninho Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot