Apresentado pela escritora Prescila Francioli, o projeto “Caça ao Tesouro Literário” foi o que alcançou maior pontuação entre os oito projetos contemplados este ano pela prefeitura de Campo Mourão, através da Fundação Cultural/Secretaria Especial de Cultura, com o repasse de recursos pela Lei de Incentivo à Cultura. A primeira parcela foi liberada nesta segunda-feira (8/7) em solenidade que aconteceu na Estação da Luz “Dom Eliseu Simões Mendes”, na sala da Academia Mourãoense de Letras.
Prescila Francioli, que é autora dos livros “Retratos de Uma Vida” e “Fogo e Chuva”, observa que o seu o projeto leva em conta que um talento guardado é apenas um talento. Já um talento compartilhado é o germinar de novos talentos. “Esse é o principal objetivo do projeto Caça ao Tesouro Literário: encontrar crianças que possuem o dom de escrever e lapidá-las para, quem sabe, no futuro se tornem grandes escritores da literatura brasileira, através de um jogo real”, explica.
A ação tem também o objetivo de mostrar as crianças participantes que a vida acontece fora do mundo dos vídeos games, dos teclados de computador e celulares e das telas de TV e que o jogo da vida real pode ser mais interessante.
Concepção
A escritora destaca que a criação do projeto Caça ao Tesouro Literário foi motivada pelas constantes mensagens de crianças e adolescentes perguntando a ela como se dá a concepção de um livro. Percebendo a curiosidade e a expressão do desejo de muitos de participarem da concepção de um livro, nasceu a ideia de envolver crianças e adolescentes - de 10 a 15 anos - no projeto do livro que está escrevendo para essa idade.
Na avaliação da autora do projeto, a utilização do jogo competitivo e da participação criativa dos discentes para concluir cada capítulo do livro possibilitará a eles desenvolver a criatividade, melhorar a auto estima, desenvolver estratégias para conseguir encontrar mais páginas que os demais, desenvolver a interação com os colegas, aprender a se sociabilizar com alunos que são de outras salas.
“O papel social do projeto é inegável, uma vez que o projeto será desenvolvido em várias escolas. Ao final, os vencedores de cada colégio competirão entre si, proporcionando a oportunidade de sair de seu habitat natural, conhecer e interagir com novos colegas”, explica Francioli.
Os estudantes competirão entre salas e entre colégios e haverá classificação de primeiro, segundo e terceiro lugares. O segundo e terceiro lugar receberão troféu e exemplares do livro. O primeiro lugar receberá troféu, exemplar do livro e assinará o livro juntamente com a escritora Prescila Francioli, que é a proponente do projeto. Também participarão junto com a escritora da cerimônia de lançamento, autografando o livro e recebendo os convidados. Todos os participantes do projeto receberão medalha de participação.
O projeto “Caça ao Tesouro Literário” será realizado através da Lei de Incentivo à Cultura e com o apoio da Fundação Cultural de Campo Mourão, Secretaria Especial de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Campo Mourão – Trabalho Pra Valer.
A Lei de Incentivo à Cultura foi instituída em 20 de fevereiro de 1998, com o objetivo de democratizar o acesso aos bens culturais e promover os artistas locais. A iniciativa foi da então vereadora Maria Dolores Barrinuevo Alves (“Lole”).
Fonte: Toninho Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário