No mês do Julho Dourado, mês de conscientização sobre a saúde animal e contra o abandono dos animais domésticos, domesticados e de estimação, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) recebeu uma boa notícia: o Estado fará a castração de 100 mil cães e gatos ainda em 2019.
A informação foi repassada ao deputado durante reunião, nesta quarta-feira (10), com o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, com o diretor do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza e o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Rasca Rodrigues. O edital para a contratação dos serviços será lançado em breve.
"Esta é uma demanda latente de toda a população e o controle de doenças e da superpopulação de animais abandonados começa pelo controle da reprodução. No lançamento do Julho Dourado, em Pontal do Paraná, pudemos ver a alegria das 400 pessoas que conseguiram castrar seus animais. Abraçamos esta causa e comemoramos mais esta conquista", afirmou o deputado.
Governo do Estado anuncia que irá publicar editação de licitação para a contratação dos serviços de castração animal - Foto: Orlando Kissner/Alep |
O secretário Márcio Nunes parabenizou o deputado Cobra Repórter pelo projeto do Julho Dourado "que é importantíssimo, mostrando o apego e a sensibilidade que o deputado tem com os pequenos animais e pela causa animal. Parabenizo pela brilhante atuação".
Para o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, a causa animal, a castração e as zoonoses são assunto que interessam a todos e que em todo o Paraná há trabalhos de forma voluntária, fazendo o trabalho onde o Estado não chega. "É necessário que o Estado chegue até eles para dar suporte e apoio e o projeto de lei do Julho Dourado é isso, para sensibilizar, para trabalhar e organizar junto ao Estado com a Secretaria de Desenvolvimento", afirmou Silva.
Ele lembrou que no plano de Governo de Ratinho Junior há um capítulo especial sobre este tema. Na época da elaboração do plano, o deputado Cobra Repórter apresentou a ele o projeto do Julho Dourado e solicitou atenção especial para a causa animal.
"Nosso governador está fazendo a sua parte. A população pode aguardar que em breve divulgaremos mais detalhes sobre o lançamento do edital e das cidades contempladas. Sei que é difícil chegar a todas as localidades, mas vamos fazer o possível para que a maioria seja contemplada", finaliza Cobra Repórter.
Julho Dourado - O "Julho Dourado" é fruto do projeto de lei nº 268/2017, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter, que foi sancionado em abril de 2018, tornando-se na Lei Nº 19.472/2018. Está inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado e durante o mês deverão ser realizadas ações que promovam a qualidade de vida a animais de ruas e domésticos de estimação. Também prevê a realização de palestras, seminários e campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais e campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário