Na semana passada, em evento sobre o programa Obra Transparente que aconteceu em São Paulo, o Observatório Social do Brasil/Campo Mourão recebeu certificado pelo segundo lugar recentemente conquistado no VII Prêmio República. A conquista da premiação pela representação mourãoense do OSB foi na categoria Responsabilidade Social, pela valorização do Ministério Público Federal (MPF), com a iniciativa “Ampliando a Transparência e a Accountability na Educação”, juntamente com os outros Observatórios Sociais participantes do projeto Obra Transparente e Tá de Pé.
A divulgação do aplicativo é uma continuidade do trabalho que resultou na premiação. Afinal, o aplicativo é fruto de mesma parceria entre a Transparência Brasil e o Observatório Social do Brasil que originou o projeto “Obra Transparente”.
Tá de Pé
O Observatório Social do Brasil/Campo Mourão informa que o aplicativo Tá de Pé tem por objetivo facilitar a fiscalização de obras de escolas e creches públicas por parte da população para que haja maior pressão por uma gestão mais eficiente de recursos públicos.
Através do aplicativo, a pessoa interessada em ajudar na fiscalização procura obras que estão próximas dela. O passo seguinte e tirar uma foto da obra pelo aplicativo. As fotos ficam disponíveis no aplicativo para que engenheiros avaliem a situação da obra e cobrem a prefeitura caso haja atrasos ou demais irregularidades.
A Transparência Brasil aconselha que os cidadãos não tentem entrar na obra, esteja ela parada ou em execução. A foto deve ser tirada do lado de fora, prestando atenção nas paredes, telhados, colunas, estruturas expostas, janelas, portas e em qualquer coisa que o cidadão considere não estar certo naquela obra.
O acesso ao aplicativo é pelo site https://www.transparencia.org.br/projetos/tadepe. O aplicativo também está liberado para baixar no celular nos sistemas Android e IOS.
Fonte: Antonio Luiz de Matos
Nenhum comentário:
Postar um comentário