Estimular cada vez mais a inovação é o objetivo do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Emerson Bacil. O parlamentar esteve reunido, em Brasília, com o ministro interino de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini, já que o titular da pasta, Marcos Pontes, estava ausente do país, propondo a realização de um seminário nacional sobre o assunto em Curitiba.
Deputado Emerson Bacil (PSL) com o ministro interino de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini. / Foto: Andressa Tavares |
A ideia, relatou o deputado, é reunir comissões de Ciência e Tecnologia das Assembleias de todo o país, assim como governos estaduais, especialistas e pesquisadores. "O Paraná é conhecido por suas iniciativas inovadoras e pode contribuir nesse sentido. Queremos também ouvir o que tem sido feito em outras localidades, trocar experiências, que podem contribuir e muito", afirmou o parlamentar.
A Lei de Inovação, que estabelece medidas de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico tecnológico, será colocada na pauta do evento. "Muitos estados estão com a legislação defasada, outros sequer a possuem. Precisamos falar sobre isso", declarou o
ministro interino.
O Paraná realiza atualmente uma consulta pública para que a nova Lei seja elaborada, de acordo com as demandas do Estado, de forma coletiva com representantes da comunidade acadêmica e de diferentes setores da sociedade.
A data do Seminário Nacional de Inovação ainda será definida, mas deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2019.
"A iniciativa terá o apoio e participação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. É preciso estimular a pesquisa, mas também oferecer a infraestrutura para que benefícios sejam alcançados: novos remédios, vacinas, alimentos e produtos de tecnologia da informação”, apontou Semeghini.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do paraná, com colaboração da assessoria parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário