Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Estudante de Capanema no PR pretende estimular a propagação de Libras na rede pública de ensino

Geração Atitude 2018 - Capanema - Foto: Arte: Lucas Lambertucci / Alep
A inquietação para melhor se comunicar com parentes e amigos surdos estimulou a estudante Luana Paola Borges de Lima, moradora de Planalto que estuda em Capanema, a elaborar o projeto de lei que institui um dia no calendário escolar para a propagação de Libras – Língua Brasileira de Sinais. Aos 18 anos, e no 4º ano do curso profissionalizante de Formação de Docentes, no Colégio Estadual Rocha Pombo, no município de Capanema, ela é uma das selecionadas no Geração Atitude 2018, programa pioneiro da Assembleia Legislativa, em parceria com outros órgãos, para incentivar e promover a cidadania e a participação política dos jovens.

“A gente percebe uma dificuldade muito grande das pessoas se comunicarem com os surdos. E como faço uma matéria específica no meu curso, relacionada a Libras, que é a segunda língua oficial brasileira, então resolvi propor este projeto, para que os colégios também promovam palestras e atividades de inclusão”.

Anualmente, em 26 de setembro, que é o Dia Nacional do Surdo, os colégios paranaenses deverão, segundo a proposta de Luana, realizar uma série de programações e atividades nas suas dependências para tratar especialmente do tema. “Serão atividades que vão aproximar os alunos, sejam surdos ou não, porque o objetivo é de inclusão dentro da sala de aula, preparando também para o mercado de trabalho, até mesmo como uma comunicação simples, aprendendo a dizer ‘oi’ ou um simples ‘bom dia’, ou ‘obrigado’, em Libras”.

Geração Atitude – O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot