Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Livro ensina crianças a encararem o luto e as perdas

Foto: Arte: Vinícius Leme - Alep / Ilustração de Rosangela Grafetti
Às vésperas do Dia de Finados – data marcada para recordar e homenagear os mortos – o programa Rádio Assembleia fala sobre como tratar as perdas e o luto com as crianças. Psicóloga, psicoterapeuta e neuropsicóloga, Lia Finn é autora de um livro que ajuda os pequenos a compreenderem a morte e a possibilidade do recomeço.

Na obra “Os Jardins da Terra”, a convidada desta quarta-feira (31) idealizou tratar a perda com a questão metafórica do jardim e do coração. “A perda faz parte das nossas vidas, não há como negar. Há um tabu arraigado, de que as crianças devem ser poupadas. Mas é uma realidade e é importante que a criança experimente situações e as supere para que, na vida adulta, tenha suporte para lidar com isso e outras frustrações”, analisou a autora.

A psicóloga explica a necessidade de se vivenciar a dor, mesmo na infância. “É necessário compreender e sentir essa dor, para que ela possa ir embora. Se não se sente, a dor fica como sofrimento e pode gerar vários problemas de saúde, como depressão e ansiedade”, afirmou.

Obra – “Os Jardins da Terra”, da Editora Insight, é ricamente ilustrado por Rosangela Grafetti. Conta a história de Bia e da importância de seus vínculos afetivos. À medida que a narrativa se desenvolve foca-se na construção desses laços de maneira construtiva e saudável entre os personagens. Pela sua experiência de mais de 25 anos na área da psicologia clínica, Lia trata com delicadeza a perda de entes queridos. O livro conta ainda com uma versão em inglês, ao final do texto.

Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.

O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot